LEITE UHT OU DE SAQUINHO, QUAL O MELHOR?
- Natália Gomes
- 3 de jun. de 2021
- 1 min de leitura

Qualquer leite antes de chega na nossa mesa passa por algum processo que deixa ele seguro para consumo, de maneira que fique livre de microrganismos que possam causar doenças em quem consome. Sendo assim, o leite pode ser esterilizado ou pasteurizado, tu conhece a diferença entre eles?
O leite pasteurizado é o famoso leite de saquinho. Esse método pode ser feito de maneira lenta ou rápida. A pasteurização lenta é quando o leite é levado a uma temperatura de 63oC durante 30 minutos. Já a pasteurização rápida, leva o leite a uma temperatura de 72oC a 75oC durante 15 minutos.
Já o leite esterilizado, é conhecido como leite de caixinha, e tem a sigla UHT escrita na caixa. Nesse método, o leite é levado a uma temperatura acima de 100oC. Por isso o nome UHT (Ultra High Temperature).
O que diferencia eles, é que a primeira técnica só são eliminadas bactérias patogênicas, por isso o leite de saquinho tem menor validade. Já no segundo método, o leite ainda é envasado em uma câmara asséptica, livre de bactérias. O que faz com que ele tenha uma validade de 4 meses ou mais.
E só para deixar bem claro, nenhum dos processos é permitido a utilização de conservantes, ou seja, ambos são indicados para consumo. Mas geralmente eu indico o de caixinha, justamente por ter uma validade maior e seja mais fácil armazenar em casa, já que o de saquinho deve ficar na geladeira.
Nutricionista Natália Gomes
CRN-2 16417

Comments